domingo, 25 de novembro de 2012

Primeiro dia do Vestibular da UPE tem 18,58% de abstenções


Segundo comissão organizadora, um fera foi eliminado por “cola”.

Outros 14 candidatos foram desclassificados por porte de celular.

No primeiro dia do vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE), dos 41.557 mil inscritos, 7.723 não compareceram ao local de provas. A abstenção foi de 18,58%, índice um pouco maior que o do ano passado, quando 18,26% dos candidatos faltaram ao primeiro dia. De acordo com a diretora da comissão organizadora do vestibular da UPE, Izabel Avelar, um fera foi eliminado por tentar colar durante a prova e 14 candidatos foram desclassificados por porte de aparelho celular dentro da sala. Dez casos aconteceram em Petrolina, no Sertão do Estado, dois no Recife, um em Garanhuns, no Agreste, e mais outro em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
O estudante eliminado por tentativa de "cola" estava com o material para consulta debaixo do caderno de provas, o que, segundo Izabel Avelar, é algo incomum de acontecer em exames desse tipo.
A maratona de provas começou na manhã deste domingo (25), com início às 8h15 e término às 12h45. A redação teve os temas "Fome no contexto social brasileiro: discussão antiga, problema atual" e "Não dá para silenciar diante da injustiça e da violência", além das provas de língua portuguesa e língua estrangeira (inglês ou espanhol), distribuídas em 32 questões. A divulgação dos gabaritos está prevista para as 14h.
Na segunda-feira (26), 58 questões serão aplicadas, divididas entre as disciplinas de matemática, biologia, geografia e filosofia. Na terça (27), último dia de provas, os alunos terão que responder as 58 questões referentes a história, química, física e sociologia.
Ao todo, a UPE possui 71 locais de prova, distribuídos no Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada. Os alunos terão permissão para sair da sala após as 11h15, três horas depois do início da avaliação. Os candidatos poderão levar os cadernos de prova.
Identificação do candidato
Os vestibulandos devem ficar atentos também aos documentos necessários para a prova: é preciso levar o Cartão Informativo – que pode ser emitido até o domingo (25), no site da UPE –, um documento oficial com foto e assinatura recentes e canetas esferográficas azuis ou pretas.
Entre os documentos permitidos estão a carteira de identidade, a carteira profissional, o certificado de reservista, a carteira de trabalho e o passaporte. Não será permitido levar carteira de estudante. Candidatos também não poderão levar celular ou qualquer outro aparelho de comunicação para a prova, sob a pena de serem excluídos do concurso.
Listão
De acordo com a UPE, o listão de classificados pode ser divulgado até 30 de janeiro de 2013, sendo a lista dos remanejáveis e reprovados divulgada até o dia 1° de fevereiro. Ainda segundo a instituição, o edital de matrícula será divulgado no dia 15 de janeiro.

Em Arcoverde Feras encaram provas da UPE neste domingo; medicina em ST é o 3º mais concorrido


FAROL com G1/PE
Cerca de 41 mil candidatos enfrentarão a maratona de provas do vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) a partir deste domingo (25). Os 41.551 candidatos concorrem às 3.470 vagas disponibilizadas para os 52 cursos de graduação da instituição, incluindo 20 vagas para o curso de Medicina em Serra Talhada. Destas, 2.776 são para o vestibular tradicional e 694 para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), cujos testes já foram realizados. As provas serão aplicadas também na segunda e terça feira, das 8h15 às 12h45, com portões fechados às 8h.
Serão 71 locais de prova em todo o estado, distribuídos em Serra Talhada, Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares. Os alunos terão permissão para sair da sala após as 11h15, três horas depois do início da avaliação. Os candidatos poderão levar os cadernos de prova. O vestibular da UPE será realizado em etapa única, em uma prova escrita e composta por redação e 148 questões, que serão distribuídas em conjuntos de 16 questões para cada disciplina. As questões são de múltipla escolha e possuem cinco alternativas, de “A” a “E”, das quais uma será a correta.
MEDICINA EM SERRA TALHADA
O novo curso de medicina que será instalado em Serra Talhada, ofertando 20 vagas, está entre os mais concorridos do vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE). Nas quatro modalidades de ingresso oferecidas pela UPE – são elas: vestibular tradicional, vestibular tradicional cotista, Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e SSA-cotista – o curso para formação de médicos na Capital do  Xaxado aparece sempre entre os dez mais procurados (leia matéria do FAROL sobre o assunto aqui). No tradicional, por exemplo, ele é o terceiro mais concorrido, com 51,85 candidatos disputando uma vaga (Confira tabela abaixo).
Apesar da grande demanda, até o momento, não se sabe ao certo onde irão acontecer as aulas, programadas já para o início do próximo ano. Questiona-se, no entanto, se Serra Talhada terá estrutura ideal para abrigar um curso desse porte, já que não possui equipamentos básicos para a prática de ensino como um IML (Instituto Médico Legal) e centros cirúrgicos preparados para atender a leva de estudantes que chegarão, num curto espaço de tempo, ao município em busca de ensino de qualidade.
ARCOVERDE E CIA DESEJA BOA PROVA A TODOS!
Os dez cursos mais concorridos do vestibular tradicional universal 2013  da UPE
CursoCandidato/Vaga
Direito – Santo Amaro*99,63
Medicina – Garanhuns58,08
Medicina – Serra Talhada*51,85
Medicina – Santo Amaro45,18
Direito – Arcoverde33,47
Fisioterapia – Petrolina23,5
Odontologia – Arcoverde21,62
Engenharia Mecânica Industrial – Benfica21,42
Engenharia Civil – Benfica19,81
Nutrição – Petrolina17,72
Fonte: UPE
Os dez cursos mais concorridos do vestibular tradicional cotista 2013 da UPE
CursoCandidato/Vaga
Direito – Santo Amaro*154,2
Medicina – Serra Talhada*100,33
Direito – Arcoverde84,4
Medicina – Garanhuns70,67
Psicologia – Garanhuns70,12
Odontologia – Arcoverde66,33
Fisioterapia – Petrolina49,5
Saúde Coletiva – Santo Amaro*46,67
Ciências Biológicas – Santo Amaro43,92
Licenciatura em Ciências Sociais – Santo Amaro*39,67
Fonte: UPE
    Notícias relacionadas:
    1. VESTIBULAR 2013: Medicina em ST fica entre os cursos mais concorridos da UPE
    2. EM ST, mais de 5 mil candidatos realizam provas do ENEM neste sábado e domingo
    3. 20 VAGAS: Sob protesto, reitor anuncia vestibular de medicina em ST
    4. Eduardo Campos, Inocêncio, e a faculdade de medicina em ST?
    5. Previsão de vestibular para curso de medicina em ST só no final do ano

    Arcoverde dos Brittos,Tenorios e Cavalcantes


    Arcoverde dos Brittos,Tenorios e Cavalcantes este é o meu Arcoverde da minha infância.Lembro-me com saudosismo da minha meninice.O Cine Rio Branco cinema preferido por:Fererinha da Livraria prima,Toinho de Laurinda escrivão de polícia e Antônio Flakiln Codeiro o prefeito mais carismatico de todos os tempos.Era gostoso ouvir eles falarem dos filmes,fazendo criticas e citando grandes filme.Ná época comprava trecho de filmes"Fita" que colocava em uma lâmpada para ver a projeção na parede.Sr. Artur era que vendia na fera;Sr.Artur tinha uma perna só e andava de bicicleta.Numca imaginei que hoje teria não a fração de um filme mais o filme completo.Aos domingos acompanhava as criticas dos filmes em exibição feitas por Waldemar Arcoverde.

    Fonte: Noé Nunes Ferraz.

    Secretaria de Ação Social de Arcoverde lança mais um " NATAL SEM FOME"



    A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Arcoverde lançou nesta quarta-feira (21), a  oitava "Campanha Natal sem Fome". O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis até o próximo dia 20 de dezembro.

    As secretarias municipais serão postos de coletas e multirões serão feitos para arrecadar alimentos. Todos os mantimentos recolhidos serão transformados em cestas básicas e serão entregues as famílias na véspera de natal , dia 24 de dezembro. 

    Maiores informações: (87) 3821-9016.
     
    Fonte: Amannda Oliveira

    Seca em Arcoverde: Riacho do Pau sugado por bombas para plantação de capim e tomate


    Seca: Riacho do Pau sugado por bombas para plantação de capim e tomate


              Assim como todos os demais reservatórios sertanejos, o Riacho do Pau, que abastece a cidade de Arcoverde, não fica de fora da triste situação da estiagem que assola a região, a maior dos últimos 50 anos. Durante as últimas semanas, o jornalista Magno Martins, percorreu o Agreste, Sertão e a Zona da Mata de Pernambuco mostrando o flagelo da seca e o castigo que a grande estiagem causa em animais e pessoas. Cenas fortes de dezenas de animais mortos pelas estradas e fazendas. 

    Pessoas com latas de água na cabeça, barragens completamente secas, homens, mulheres e crianças brigando por um balde de água em meio a chegada dos carros pipas. Cidades inteiras sem uma gota de água nas torneiras. O desperdício de água e de dinheiro público em obra sem fim.

    Filme que Arcoverde viu pela última vez em 2003, quando o açude do Riacho do Pau entrou em colapso e a população ficou a mercê dos pipas oficiais e particulares. Pois esse filme está perto de acontecer de novo, caso não se confirmem as previsões de chuvas para janeiro e fevereiro de 2013. O açude hoje está com cerca de 30% de sua capacidade, cerca de 5 milhões de m², se não estiver com menos pois, segundo informações do IBGE, o Riacho do Pau estaria hoje com 20% de sua capacidade. A foto abaixo mostra o quadro atual do reservatório. A régua de medição está cerca de 6 metros abaixo do nível total.

    No caminho até o açude, a caatinga cinzenta e queimada é um cenário pra lá de conhecido do sertanejo, mas quando nos aproximamos do reservatório descobre-se que estamos em um verdadeiro "oásis", ou pode-se mesmo pensar que se está no perímetro irrigado de Petrolina, aonde o velho Chico, mesmo cansado, ainda escorre muitas águas pelas suas veias Nordeste à dentro.

    Canos cortam as plantações levando
    água do Riacho do Pau
    A beira de Arcoverde entrar em colapso com seu abastecimento, aonde moradores de bairros mais afastados estão há mais de 4 ou mesmo 6 meses sem ver água nas torneiras, é possível ver que agricultores e produtores rurais de outros municípios transformaram as margens e arredores do Riacho do Pau na nova fronteira agrícola da seca regional. Motobombas trabalham de dia, mais ainda à noite, sob o manto da escuridão e o sono das autoridades, sugando a pouca água do açude do Riacho do Pau para irrigar plantações de tomate, pimentão, maracujá e até de capim para o pasto. Abaixo (foto), em plena manhã, a poucos metros da estação de controle da Compesa, 04 motobombas puxavam água do açude para irrigar uma plantação de capim na área conhecida como Riacho do Pau. Regadores e mangueiras grossas se encarregavam de espalhar a água que falta para os moradores de Arcoverde em meio à pastagem de capim. E como pode-se ver nas fotos, as bombas não estavam escondidas, muito pelo contrário, bem visíveis e, segundo informações, pertenceriam a fazenda da família de um político da cidade da Pedra.
    Trabalhador rural irriga com mangueira plantação de capim às margens do açude
    Na outra ponta, na região conhecida como Caldeirão, a coisa não é diferente. Durante a reportagem foi possível registrar uma motobomba funcionando no mesmo momento em que as outras 4 atuavam do lado oposto. Ela levava água para irrigar as plantações de tomates, maracujás e pimentão. De acordo com informações de moradores, o plantio pertenceria a produtores de outras cidades que arrendaram as terras, contrataram os próprios moradores e sugam a água que falta para o povo de Arcoverde, sem pagar nada e desafiando as autoridades. Diariamente, às 7h, caminhões chegam a área trazendo os trabalhadores rurais e saem de volta à cidade por volta das 17h.
    motobombas retiram água do açude para irrigar capim e tomates
    Ao longo da estrada é possível ver os canos que fazem o transporte da água do açude para as lavouras. A água chega a empoçar nas estradas em plena seca braba, aonde muitas famílias próximas não tem um pingo de água em suas barragens e até mesmo em suas cisternas. Ao olhar ao redor das plantações, há perder de vista não se vê nenhuma outra fonte de água que não seja o açude do Riacho do Pau. 

    Nas proximidades da Compesa, uma rede de canos distribuem
    água para vários pontos da localidade.
    Enquanto Arcoverde e sua população ficam a mercê de semanas sem água, meses e até ameaçada de um colapso total em seu abastecimento, água do único reservatório que abastece a cidade é retirada indiscriminadamente. Água retida para o consumo humano e não para irrigação. Em uma das fotos é possível ver canos iguais aos que servem para irrigar este “oásis” de alguns poucos, pendurados na área da estação de controle da própria Compesa. Uma verdadeira teia de canos e irresponsabilidade com a vida de mais de 70 mil habitantes que dependem daquele reservatório percorrem as áreas próximas a sede da estação da companhia de águas de Pernambuco. 

    Terreno arado pronto para o plantio
    às margens do açude
    Ainda achando pouco o que já vem sendo utilizado, ao longo da estrada e à beira do açude do Riacho do Pau, é possível ver várias áreas de terras preparadas para o plantio. Resta saber até quando permanecerá a “fronteira agrícola” debaixo dos olhos das autoridades. O Riacho do Pau está secando, de um lado pelo consumo da cidade, seu único objetivo, do outro pelo forte calor e pela retirada indiscriminada de sua água por motobombas dia e noite para beneficiar somente alguns poucos em detrimento da necessidade de 70 mil habitantes de Arcoverde. 


    Canos levando água para plantio na área do Caldeirão

    Um oásis verde em meio a caatinga seca às margens do
    açude Riacho do Pau

    Canos colocados embaixo da terra nas passagens
    entre os plantios

    quarta-feira, 21 de novembro de 2012

    ACA comemora 54 anos e anuncia atrações da Festa do Comércio 2012 Postado por: EmersonData: 21 novembro, 2012Hora: 00:02Em: Cultura| Comentário : 0|Imprimir Página|Enviar este artigo Em noite muito prestigiada, a Associação Comercial de Arcoverde, comemorou junto dos empresários e da sociedade arcoverdense, 54 anos de serviços prestados ao comércio local, o evento que contou com o lançamento de mais uma edição da sua revista, aconteceu no Buffet Arte de Fazer e contou ainda com a premiação das escolas participantes no projeto coleta seletiva. Na ocasião foram divulgadas as atrações que irão animar a edição de 2012 do Festival Arcoverde, Cultura e Arte (Festa do Comércio), o evento que esse ano recebeu um grande apoio da Empetur por meio do Dep. Estadual Júlio Cavalcanti vai acontecer na Praça da Bandeira, devido à grandiosidade da estrutura que será bem maior do que nos últimos anos e pelo porte das atrações. O evento acontecerá de 21 a 31 de dezembro e contará com nomes como o da Banda Calypso, Amigos Sertanejos, Super OARA, Geraldinho Lins dentre outros nomes que irão movimentar o natal e o final de ano de nossa cidade. Confira a programação completa do Festival Arcoverde, Cultura e Arte de 2012 Dia 21/12: Silvio e Silvano e Calypso Dia 22/12: Joãozinho e Banda 7 e O Cafofo Dia 23/12: Carlos e Anderson e Amigos Sertanejos Dia 24/12: Som Livre.com e Super OARA Dia 25/12: Edson Guedes e Gabriel Diniz e Forró na Farra Dia 26/12: Larissa e Mutra e Projeto Bateria Dia 27/12: Banda Karine e Forró da Pegação Dia 28/12: Os Pariceiros e Geraldinho Lins Dia 29/12: Jr. Saygon e Marquinhos e Banda Piripaque Dia 30/12: Pablo Patriota e Seu Luiz e Os Comparsas Dia 31/12: Coco Raízes de Arcoverde Fotos: Émerson / Matéria: Fernando Souza



    ACA comemora 54 anos e anuncia atrações da Festa do Comércio 2012
    Em noite muito prestigiada, a Associação Comercial de Arcoverde, comemorou junto dos empresários e da sociedade arcoverdense, 54 anos de serviços prestados ao comércio local, o evento que contou com o lançamento de mais uma edição da sua revista, aconteceu no Buffet Arte de Fazer e contou ainda com a premiação das escolas participantes no projeto coleta seletiva.


    Na ocasião foram divulgadas as atrações que irão animar a edição de 2012 do Festival Arcoverde, Cultura e Arte (Festa do Comércio), o evento que esse ano recebeu um grande apoio da Empetur por meio do Dep. Estadual Júlio Cavalcanti vai acontecer na Praça da Bandeira, devido à grandiosidade da estrutura que será bem maior do que nos últimos anos e pelo porte das atrações.
    O evento acontecerá de 21 a 31 de dezembro e contará com nomes como o da Banda Calypso, Amigos Sertanejos, Super OARA, Geraldinho Lins dentre outros nomes que irão movimentar o natal e o final de ano de nossa cidade.
    Confira a programação completa do Festival Arcoverde, Cultura e Arte de 2012
    Dia 21/12: Silvio e Silvano e Calypso
    Dia 22/12: Joãozinho e Banda 7 e O Cafofo
    Dia 23/12: Carlos e Anderson e Amigos Sertanejos
    Dia 24/12: Som Livre.com e Super OARA
    Dia 25/12: Edson Guedes e Gabriel Diniz e Forró na Farra
    Dia 26/12: Larissa e Mutra e Projeto Bateria
    Dia 27/12: Banda Karine e Forró da Pegação
    Dia 28/12: Os Pariceiros e Geraldinho Lins
    Dia 29/12: Jr. Saygon e Marquinhos e Banda Piripaque
    Dia 30/12: Pablo Patriota e Seu Luiz e Os Comparsas
    Dia 31/12: Coco Raízes de Arcoverde
    Fotos: Émerson / Matéria: Fernando Souza

    Fonte: Jornal Portal do Sertão
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    @arcoverde.e.cia

    Follow Me