terça-feira, 11 de junho de 2013

O Blog Arcoverde e Cia divulga alguns cuidados para a segurança neste São João

Uma série de alertas para evitar que alguns problemas como explosões ou queimaduras ocorram durante este período junino. Dentre os cuidados que devem ser observados pela população estão a escolha pelo local onde será instalada as bandeirinhas decorativas e os balões, que devem ficar longe dos fios elétricos.

Os donos das barracas que vendem alimentos e materiais do período que desejam ligação provisória de energia devem entrar em contato com a Celpe para evitar a origem de ligações clandestinas. "Não é porque essas ligações são para um espaço curto de tempo que são menos perigosas. Um curto circuito  ou sobrecarga  onde haja fogos de artifício, por exemplo, pode ser  muito perigoso e até mesmo fatal”.

Para evitar que um problema maior, como a queda total de energia nos locais onde irão ocorrer alguns eventos como shows e competição de quadrilhas, os organizadores devem prestar atenção na proteção elétrica nos locais onde ocorrem a distribuição de cargas de energia para que, se houver algum problema, apenas a área danificada seja desligada.

Os fogos de artifício devem ser utilizados em locais que estejam longe dos fios de energia. “Os fogos de artifício podem causar acidentes graves e, se atingirem a rede elétrica, provocar curto-circuito e interrupções no fornecimento”, acrescenta Vidal.

Com relação as fogueiras, é preciso que a população tenha o cuidado em não acender a mesma próximo a alguma rede de energia, uma vez que o calor do fogo poderá aquecer a rede e causar a interrupção de energia no local.
Aqueles que gostam de enfeitar suas casas com os enfeites de São João, devem prestar atenção ao material no qual as bandeirinhas, faixas são produzidas. Esses adornos não podem ser colocados nos postes das ruas.
» Algumas dicas de segurança:

1 - Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
2 - Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica. Fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;
3 - Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem estar, no mínimo, a um metro de distância da fiação elétrica;
4 - Ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo
5 - Em caso de fios partidos ou caídos, mantinha uma distância segura. Jamais toque em pessoas que estejam em contato com a rede elétrica. Ligue de imediato para prontidão de luz;
6 - Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;
7 - Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe;

» Procedimentos em caso de acidente:

1 - Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
2 - Jamais tocar em fios partidos;
3 - Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
4 - Ligar imediatamente para o Samu (192) Corpo de Bombeiros (193) e Celpe (0800 081 0196).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me