quarta-feira, 22 de abril de 2015

Os homenageados do São João de Arcoverde 2015


Arcoverde homenageará os cantores e compositores Paulinho Leite, Wagner Carvalho, Marzinho de Arcoverde e George Silvano São João 2015

O São João de Arcoverde 2015 que acontece de 19 a 28 de junho e vem com o tema " O Reino do Baião na Capital do São João" vai homenagear os forrozeiros Paulinho Leite, Wagner Carvalho, George Silva e Mazinho de Arcoverde. 
O São João desse ano, pretende fazer um passeio pela história  do baião. O ritmo que se popularizou no Brasil graças a Luiz Gonzaga " Rei do Baião" e Humberto Teixeira " O Doutor do Baião" e que é tocado com a viola caipira, sanfona, triângulo, flauta doce e acordeon. Influenciado pelas modas de viola, o baião ganhou o nordeste e hoje é parte fundamental nos festejos juninos.
Os homenageados deste ano no São João não foram escolhidos a ermo, são pessoas que há anos vivem de forró pé de serra e cantam Arcoverde por onde passam, a exemplo do saudoso João Silva.


MAZINHO DE ARCOVERDE tem mais de 25 anos de carreia. Depois de vencer festivais estudantis e concursos de calouros da festa do comércio de Arcoverde, iniciou sua carreira artística como cantor na Orquestra Super Oara. Em seguida, passou pela Orquestra Marajoara de Sertânia e o conjunto Os Tropicais de Monteiro-PB que, á época, era liderado pelo então sanfoneiro paraibano Flávio José, ícone da música nordestina. 

PAULINHO LEITE - tem em sua essência a influência dos principais nomes da música nordestina: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, o arcoverdense Caranguejo, entre outros.

A sua forma simples de cantar e interpretar provoca encantamento e emoção. Músicas de artistas de reconhecimento nacional como Zé Ramalho, Fagner, Alceu Valença quando recebem os arranjos do xaxado, baião e xote, surpreendem quem ouve a voz forte e ao mesmo tempo suave deste grande artista. Músicas como " Muiraubi" e " Riacho do Mel" encantam e emocionam os arcoverdenses pela riqueza de detalhes a cerca da história da cidade que é porta do Sertão.

Com mais de 10 anos de carreira, Paulinho Leite possui mais de dez discos gravados , além de um DVD do show Floresta de Xaxados eleito o melhor do ano pelo prêmio da Música Pernambucana pela crítica e pela internet.

WAGNER CARVALHO - Conhecido como " O poeta do Portal do Sertão", Wagner é um dos compositores que mais falaram sobre Arcoverde nas mais de 200 composições. O cantor possui quatro cds em 08 anos de carreira tendo como uma das suas músicas mais conhecidas " Meu Arcoverde Querido" que fala da saudade dos arcoverdenses que tiveram que morar em outra cidade. Mesmo tendo começado a cantar aos 31 anos, Wagner vem mostrando que ainda vai longe em uma carreira que só tem se solidificado  

GEORGE SILVA - É poeta, compositor e cantor. Nasceu em 1977 e com doze anos já participava de trios pé-de-serra como pandeirista. Em 2003 fundou a banda Os Pariceiros, fiel representante do mais autêntico forró pé-de-serra e que mistura a poesia popular com os ritmos do xote, xaxado e baião. Os Pariceiros têm um CD gravado e outro no forno, com previsão de lançamento para este ano.

Cada um dos homenageados terá uma noite específica e, nesta noite, terá um forrozeiro convidado , além de uma participação especial de mais um forrozeiro da cidade.

O São João de Arcoverde , será lançado no Projeto Recife Antigo de Coração no próximo domingo (26), e contará com uma extensa programação que dentre outras coisas, terá a apresentação dos homenageados, além de nomes como o Coco Raízes de Arcoverde , Patrúcio Amorim, Boi Maracatu e a Trupe de Pernas de Pau.
A grade de atrações, só será anunciada no final de maio. 

Fonte: Amannda Oliveira,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me