quarta-feira, 15 de abril de 2015

O que é ser Blogueiro.

Blogueiro é um termo brasileiro utilizado para designar o indivíduo que publica em blogues. Blogger é o termo em inglês com o mesmo significado. Blogueiro ou blogueira são palavras que surgiram juntamente com a criação do conceito de blog (site em forma de diário online onde são apresentados artigos em textos, imagens ou vídeos que retratam um tema escolhido pelo autor).
Blogueiros não são apenas profissionais ligados à escrita. Qualquer pessoa que crie um blog e publique informações regulares sobre qualquer tema, é considerado um blogueiro.
Os blogueiros utilizam os blogues normalmente para emitirem suas opiniões sobre assuntos com os quais tenham afinidade. São já muitos os casos de blogueiros que não cogitavam a possibilidade de escrever um livro, mas ao verificarem a receptividade dos leitores através dos comentários recebidos, atravessaram da blogosfera para o mercado editorial.
fonte-blogueira
Quem trabalha com internet (blog, redes sociais, etc), com certeza já ouviu muito essa pergunta, de amigos e familiares: Você trabalha com o quê mesmo? ou então Como que tu ganha com um blog/rede social?
Infelizmente, nossa profissão ainda não é muito aceita e valorizada pela maioria das pessoas. Quando escutam falar em blog, imaginam um diário virtual, é como pensar que um diário normal (esses caderninhos onde o pessoal fala da sua vida) pode dar dinheiro para alguém. Agora, imagina se esse diário fosse visto por centenas ou milhares de pessoas, e se essas pessoas se inspirassem no dono desse diário? Isso chamaria a atenção de empresas que se identificassem com o assunto tratado no diário, visando se beneficiarem e venderem seus produtos para esses leitores. Essas empresas então, alugariam um espaço no diário, que poderia ser pago com um valor fixo, combinado mensalmente, ou por clique/acesso que obtivesse, ou ainda por número de visualizações apenas. Enfim, um site/blog funciona dessa forma. Vários espaços, desde os mais visíveis (normalmente mais no topo) até os menos visíveis, podem ser monetizados, vendidos, alugados.
vida de programador
Outra questão que muito escuto: Nossa, tu não sai do computador (alegando que eu estou brincando ou passando o tempo), ou então É uma barbada essa tua profissão, dorme e acorda a hora que quer, trabalha de pijama, pode trabalhar em qualquer lugar… Bom, tudo isso (ou quase tudo) é verdade. Sim, acordamos e dormimos a hora que queremos, normalmente, passamos a madrugada em claro (pelo menos para mim, é a hora em que estou mais inspirado). Sim, acordamos tarde, mas no fim das contas, dormimos a mesma quantidade de horas das pessoas normais (as vezes até menos). Devo admitir, AMO poder trabalhar de pijama, é o melhor uniforme de trabalho do mundo, e poder trabalhar onde quiser é uma meia verdade, pois, para um blogueiro, um simples notebook não basta, já que normalmente utilizamos programas pesados, abrimos mil janelas no navegador e precisamos de uma internet relativamente rápida, o que normalmente é a parte mais difícil de conseguir, ainda mais no Brasil. Ou seja, precisamos de certas exigências, assim como os trabalhadores normais, afinal, é o nosso instrumento de trabalho. A parte do Nossa, tu não sai do computador é a mais chata de ouvir. As pessoas acham que, só porque estamos no computador, tablet ou celular, estamos batendo papo ou fazendo qualquer coisa que não seja produtiva, o que no nosso mundo não é verdade. Todo o momento que passamos conectados, podem ter certeza de que é útil de alguma forma. Nesse mundo web, as relações com outros blogueiros, anunciantes e leitores são MUITO IMPORTANTES. Precisamos estar sempre ligados a tudo, até assistir ao Big Brother Brasil se torna importante, por incrível que pareça!
Blogueiro
Por fim, outro ponto importante, que a maioria não acredita: Ser Blogueiro tem futuro, mais, não é uma profissão estável. Outro erro gigantesco. Se pegarmos os últimos 10 anos, o que mais cresceu nos últimos tempos? Internet, computadores, tablets, smartphones… A vida está cada vez mais moderna e conectada, pessoas estão atrás de informações, estão cada vez mais querendo ler e criar conteúdo, e é ai que entramos. Proporcionar um conteúdo bom e sempre atualizado não é tarefa fácil, precisamos nos destacar em meio a centenas de novos sites e blogs que surgem todos os dias. Quem se destaca, sai na frente. E sim, tem espaço para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me