terça-feira, 29 de julho de 2014

18 Usos Curiosos para o Microondas

Pode me faltar tudo na vida, arroz, feijão e pão, mas o microondas nunca! Já se imaginou sem esse eletrodoméstico na sua casa? Impossível!!!
abraçando o microondas
Além de esquentar o teu játevi a semana inteira ou fazer pipoca, ele também pode quebrar outros galhos, que são bastante úteis para o dia a dia dos(as) solteiros(as). PRE-PARA que lá vem dicas! ;)

Esponja de Cozinha

DESINFETE-SUA-ESPONJA-NO-MICROONDAS-1
Não precisa jogar fora sua esponjinha da cozinha, porque ela está infectada de germes e bactérias. Basta ensopá-la com água e se quiser mais eficiência, coloque também um pouco de vinagre ou suco de limão, leve ao microondas por 2 minutos (ou 1, dependendo da potência) e estará como nova. Cuidado ao retirar, vai estar muito quente, espere esfriar ou então use uma luva.

Tábua de Cortar

tabua de cortar microondas
Como vimos nessa coluna, as de plástico e madeira criam vincos por conta do corte, acumulando comida e bactérias, então uma opção para limpeza, se couber no micro, é claro, é esfregar limão nela (ou jogar um pouco de vinagre), levar ao microondas por um minuto (ou 2) e pronto.

Batatas Cozidas

670px-CookingTime-Step-4
Para cozinhar batatas, lave-as antes muito bem (porque elas são sujinhas), faça alguns furinhos e leve ao micro por dois minutos, vire-as para outro lado e deixe por mais dois minutos. Se for fazer purê, esquente o leite antes de misturar com as batatas.

Amolecer o Açúcar Mascavo

670px-Microwave-Step-4-1
Para amolecer o açúcar mascavo, coloque em uma tigela própria para microondas, ligue o micro por alguns segundo, já é o suficiente.

Caramelizar o Açúcar

Essa prá mim é ótima… Numa jarra refratária coloque 200 g de açúcar e adicione 3 colheres de sopa de água. Deixe de cinco a sete minutos em potência alta (100%) sem mexer, até que doure.

Descristalizar o Mel

3-1
Para descristalizar o mel, coloque em um pote próprio para o micro, se possível com tampinha, coloque em potência média, de 30 segundos a um minuto. E terá seu mel novinho de novo. Mas vem cá, dica da Tia, o melhor mesmo é fazer banho-maria, é mais seguro e o mel não fica com nenhuma pedrinha.

Descascar Alho

20120904_170440
Corte a base que prende os alhos juntos, coloque-os soltos na borda do prato giratório, ligue por 8 a 15 segundos (bem rápido mesmo). Se fizer uns estalinhos não liga, faz parte, a vida tem disso, rs… Quando tirar os bonitinhos de lá a casca vai sair inteira e com muito mais facilidade, basta apertar com as pontas do dedo.

Alimentos Pré-Cozidos

Essa todo mundo faz, é tipo ensinar macaco comer banana ou solteiro comer miojo. Cozinhe os alimentos antes de grelhar, economizará tempo.

Suco de limão

670px-Make-Citrus-Fruit-Easier-to-Squeeze-(Microwave-Method)-Step-1
Depois de tirar da geladeira o limão ou a lima, coloque no microondas, deixe  por vinte segundos e irá se surpreender com a quantidade de suco que vai obter.

Cozinhar Vegetais

como_cozinhar_legumes_no_microondas
Não é preciso água quente para isso, é só colocar numa vasilha, os legumes em camadas e levar ao forno em potência máxima. Cada vegetal tem um tempo. Por exemplo, cogumelos e espinafre levam t30 segundos, enquanto a cenoura leva 4 minutos, então o esquema é testar, ou ler o manual #AhamCláudia.

Bolsa de Água Quente

Aqueça sua bolsa de água quente ou seu pacote de gel para dor de cabeça, contando que não haja metal na embalagem.

Aquecer Cera Depilatória

cera-depilatoria-de-micro-ondas-1-46-50
Não perca tempo e nem faça sujeira, aqueça sua cera para depilação no microondas.

Almofada de Aquecimento Caseira

dsc_1745
Essa é novis! Coloque em uma meia, feijão e arroz crus e leve ao forno, você terá uma almofada quentinha para aquela dor depois de um exercício.

Descasque Amêndoas

amendoas microondas
Ferva 3/4 de um xícara de água, por 3 ou 4 minutos em potência alta. Em seguida coloque as amêndoas, se quiser pode aquecer por mais 1 minuto em potência alta. Depois basta tirar a casca com a mão facilmente.

Torrar Amendoins

maxresdefault
Ficarão crocantes e deliciosos, no forno microondas em dois ou três minutos, em potência máxima. Tira, dá uma mexidinha, coloca mais 1 minuto e meio, mexe, e faz de novo, até torrar.

Descasque Castanhas

P1010856
Basta colocar umas 5 ou 6 no micro, e ligar por até 2 minutos, depois use um paninho para descascar, se não vai machucar seu dedo #HOTHOTHOT.

Descasque Nozes

Perfeita agora para as festas de fim de ano e não mais arrebentaremos as portas de nossas casas (nem os dentes). Leve ao micro 150 g de nozes em 60 ml de água num refratário. Depois de dois a três minutos em potência máxima, retire e deixe descansar por um minuto e descasque.

“Fritar” Ovos

beneficios-ovo-1
Você pode fazer seu ovo “frito” sem óleo, manteiga, azeite… colocando os ovos e sal a gosto, num recipiente específico como a imagem acima (que existe em formato de estrela, patinho…), deixe por 1 minuto e 30 ou 2 (dependendo da potência) e tá prontinho. Lógico que existem mil receitas de ovo para microondas, mas achei essa a mais curiosa. Um dia posto uma por uma ;) e quem sabe um post só com docinhos de microondas… hmmmm…

O microondas é um eletrodoméstico de grande utilidade, como vimos aí, mas tem que ter uns cuidadinhos ao usá-lo. Acho que todos já devem saber que não podemos colocar nada de alumínio/metal dentro. Nem embalagens que não sejam de plástico rígido. Cubra sempre as vasilhas com tampa própria, isso para evitar sujeira. Vale lembrar que plástico quente em contato com a comida não faz bem a saúde, então é uma faca de dois gumes, que tal colocar um papel toalha em cima, aqui funciona. Também pode usar  guardanapo, papel manteiga e plástico filme e não ligue seu micro quando estiver vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...