sábado, 17 de maio de 2014

São João 2014 de Arcoverde terá formato anunciado no Recife


A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), lança na próxima terça-feira (20), no restaurante Boi na Brasa, no Pina, Recife,  o formato do São João 2014 do município, um dos melhores de Pernambuco e do Nordeste em uma coletiva de imprensa como já se tornou tradição.
Durante o evento que contará com a apresentação de grupos culturais como o Coco Trupé de Arcoverde, a Banda de Bacamarte do Mestre Batista, o Grupo de Pernas de Pau da Associação do Boi Maracatu e da paraibana Lucy Alves (The Voice Brasil), a prefeita anunciará os nomes das principais atrações do Polo Multicultural . 
O São João que acontece de 19 a 28 de junho terá como tema: Luz, Câmera, Ação... O cinema vai passar no melhor São do Nordeste!
O são joão da cidade vai narrar à saga e a odisséia da fundação do primeiro cinematógrafo do sertão de Pernambuco, erguido majestoso numa simples vila de poucos habitantes e encravada em meio à caatinga e em pleno sertão de Pernambuco. O cinema Rio Branco, fundado em 20 de maio 1917 e atualmente considerado o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil e na América Latina, foi idealizado e construído pelo lendário Coronel Augusto Cavalcanti, um homem à frente do seu tempo que, além de outras proezas, também trouxe à luz elétrica à vila. O velho cinema Rio Branco, como é carinhosamente chamado pela população de Arcoverde, segundo alguns historiadores, já foi cine teatro, cine globo nos anos 30, e cine pedrosa nos anos 50. Passou por vários proprietários e, persistente, acompanhou o progresso da cinematografia mundial. Seus filmes mudos eram animados ora por piano, ora por flauta e, já a partir de 1934, recebeu o cinema falado. Por suas telas desfilaram astros hollywoodianos como Rodolfo Valentino, Greta Garbo, Charles Chaplin, Bebe Daniels, Al Jolson, Douglas Fairbanks e tantos outros que encantavam e acalentavam os sonhos da “matutada” da próspera Vila de Rio Branco, que em 1928 passou a cidade e que em 1943 mudou seu nome para Arcoverde em homenagem ao primeiro Cardeal do Brasil e da America Latina – o Cardeal Arcoverde. 

Próximo de completar 100 anos de vida, o velho e agora renovado Cinema Rio Branco terá a sua rica trajetória e seus personagens, reais e mitológicos, retratados na tela de uma das melhores e maiores festas juninas do Brasil – O São João dos Sertões... Em Arcoverde, a Capital do São João! 


Como acontece anualmente, o Blog Falando Francamente estará no local realizando toda a cobertura.
 
Fonte: Amannda Oliveira (http://www.blogfalandofrancamente.com),

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me