quarta-feira, 16 de abril de 2014

São João de Arcoverde vai ter o tema... Luz, Câmera, Ação...



 


Nos próximos dias a Prefeita Madalena Britto vai anunciar a data do lançamento oficial da versão 2014 do São João de Arcoverde. Durante o evento, a Prefeita vai anunciar as principais atrações do Polo Multicultural (central), a estrutura e outros detalhes da melhor festa junina do nordeste, realizada no segundo maior polo junino de Pernambuco.

Veja algumas informações preliminares sobre a versão 2014:

ARCOVERDE CAPITAL DO SÃO JOÃO
Versão 2014
TEMA: Luz, Câmera, Ação... O cinema vai passar no melhor São do Nordeste!

Na sua versão 2013, uma história de ficção junino-sertaneja transformou Arcoverde na Capital do São João, fruto da “divisão” do território de Pernambuco imposta pelo Capitão Virgulino Ferreira – o Lampião. Com o território “dividido” Lampião tornou-se “Senhor absoluto do Sertão”, instalou sua capital em Rio Branco (Arcoverde) e, por decreto, a transformou na Capital do São João! 

Na versão 2014, a melhor e mais criativa festa junina do Nordeste, volta ainda mais um pouco no tempo e narra à saga e a odisseia da fundação do primeiro cinematógrafo do sertão de Pernambuco, erguido majestoso numa simples vila de poucos habitantes e encravada em meio à caatinga e em pleno sertão de Pernambuco. O cinema Rio Branco, fundado em 20 de maio 1917 e atualmente considerado o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil e na América Latina, foi idealizado e construído pelo lendário Coronel Augusto Cavalcanti, um homem à frente do seu tempo que, além de outras proezas, também trouxe à luz elétrica à vila. O velho cinema Rio Branco, como é carinhosamente chamado pela população de Arcoverde, segundo alguns historiadores, já foi cine teatro, cine globo nos anos 30, e cine pedrosa nos anos 50. Passou por vários proprietários e, persistente, acompanhou o progresso da cinematografia mundial. Seus filmes mudos eram animados ora por piano, ora por flauta e, já a partir de 1934, recebeu o cinema falado. Por suas telas desfilaram astros hollywoodianos como Rodolfo Valentino, Greta Garbo, Charles Chaplin, Bebe Daniels, Al Jolson, Douglas Fairbanks e tantos outros que encantavam e acalentavam os sonhos da “matutada” da próspera Vila de Rio Branco, que em 1928 passou a cidade e que em 1943 mudou seu nome para Arcoverde em homenagem ao primeiro Cardeal do Brasil e da America Latina – o Cardeal Arcoverde. 

Próximo de completar 100 anos de vida, o velho e agora renovado Cinema Rio Branco terá a sua rica trajetória e seus personagens, reais e mitológicos, retratados na tela de uma das melhores e maiores festas juninas do Brasil – O São João dos Sertões... Em Arcoverde, a Capital do São João! 
Venha, mais uma vez, VIVER ESSA EMOÇÃO!!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...