sábado, 8 de março de 2014

Em Arcoverde, Centro para recuperar dependentes químicos é inaugurado

Previsão é que inicialmente 80 atendimentos sejam realizados pelo SUS.
Local funcionará durante 24 horas, incluindo feriados e fins de semana


Foi inaugurado às 15h deste sábado (8) o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga), em Arcoverde, no Sertão pernambucano. O local foi construído pela prefeitura do município, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Terra.
De acordo com a secretária municipal Andréia Britto, da posta de Saúde, o lugar é destinado a proporcionar  atenção integral e contínua às pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas. “Queremos oferecer um suporte medicamentoso, psicoterápico e de orientação na perspectiva da redução de danos, além de oportunizar um novo direcionamento de vida do indivíduo”, conta.
O Centro fica localizado no Sítio Mimoso e atenderá à população dos municípios de Arcoverde, Manari,  Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga. Os pacientes poderão contar com 12 leitos. O local funcionará durante 24 horas, incluindo feriados e fins de semana.
previsão é que inicialmente 80 atendimentos sejam realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Uma equipe de 42 pessoas composta por psicanalistas, psiquiatra, clínico geral, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais fará os atendimentos.
Segundo a coordenadora do Caps, Graça Barros, haverá ainda atividades agrícolas e pecuárias em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); além de atividades esportivas e oficinas de arte. “Esse é um novo modelo de assistência. A união do tratamento terapêutico com atividades laborais, esportivas e, se for da preferência do paciente, tratamento espiritual também”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me