terça-feira, 25 de março de 2014

Arcoverde vai ganhar reforço no abastecimento com água da Adutora do Jatobá

Foto: Compesa/DivulgaçãoFoto: Compesa/DivulgaçãoOntem (24), mais de 17 mil metros de tubos de 400 mm dediâmetro chegaram ao Porto de Suape, em Ipojuca, para a última etapa das obras de duplicação da Adutora do Jatobá, em Arcoverde. O material veio da Espanha e representa o sexto carregamento importado apenas para a demanda de obras de infraestrutura hídrica tocadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento.
A Adutora do Jatobá é um empreendimento de R$ 40,8 milhões que está na fase final de execução. São 74 quilômetros detubos de ferro fundido que estão sendo assentados ao lado da antiga adutora, ao longo das BRs 232 e 110. O ramal levará água da bateria de poços do Frutuoso, em Ibimirim, à cidade de Arcoverde, que está enfrentando um rodízio rigoroso devido ao colapso dos mananciais. Atualmente, a barragem do Riacho do Pau está apenas com 3% de sua capacidade.
Com a chegada desse carregamento vindo da Espanha será possível concluir a duplicação do ramal e levar mais água para mais de 72 mil pessoas em Arcoverde. A previsão é que, na segunda quinzena de abril, o reforço do abastecimento já esteja sendo feito pela nova adutora.
Dois poços foram perfurados para complementar o abastecimento, além dos três do antigo sistema. Juntos, os cinco poços terão capacidade para produzir 200 litros de água por segundo. Parte dessa produção já está sendo transportada pela adutora antiga, mas é preciso que o trecho duplicado comece a operar para haver um incremento real na oferta de água.
Com a conclusão da nova linha, a Compesa espera suprir 50% da demanda por água em Arcoverde, possibilitando uma melhoria no calendário de abastecimento do município. Atualmente, Arcoverde vem utilizando a água restante da barragem de Riacho do Pau e de 50 caixas d’água que são abastecidas por carros-pipa.
Diariodepernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...