domingo, 8 de dezembro de 2013

Morre Arcoverdense João da Silva, o último compositor de Luiz Gonzaga

Vídeo do composito interpretando Nem se despediu de mim, pro prorama Sr Brasil, com Rolando Boldrim, em 19/05/2013

O compositor João Leocádio da Silva, João Silva, 78 anos, pernambucano de Arcoverde, foi encontrado morto, no apartamento em que morava, no Conjunto Pernambucano, em Boa Viagem. A provável causa foi um infarto. Ele estava sozinho em casa. Sua companheira tinha viajado no dia anterior para Aracaju.

A cantora Walkiria, muito amiga do compositor, que mora em um prédio próximo, disse que estranhou porque há um dia não via: “Do meu apartamento dava para ver ele em casa. E, quando saía para fazer caminhada ou ir ao supermercado, sempre estava encontrando com ele”, comentou a cantora, uma das primeira pessoas conhecida a chegar ao apartamento de João Silva.

O compositor foi agraciado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2012. Ele foi um dos principais fornecedores de músicas para Luiz Gonzaga, que tem mais de 100 obras suas gravadas, entre elas Tá danado de bom, Pagode russo e Deixa a tanga voar. Também gravararam músicas do forrozeiro Marinês, Trio Nordestino, Elba Ramlho, Ney Matogrosso, entre outros.

De acordo com o blog Arcoverde de Todos, João Silva foi homenageado no São João de Arcoverde em 2012, sua terra natal, aonde nasceu na comunidade rural de Caraíbas. A prefeita Madalena Britto (PTB) decretou luto oficial de 3 dias pela morte de um dos nomes artísticos mais importantes da história da Capital do Samba de Coco. Autor da famosa música "Arcoverde Meu" imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, João Silva era a cara da cultura de seu povo, do povo nordestino. Para a prefeita Madalena, a cultura e a música arcoverdense e nordestina fica mais triste, pois perde um dos grandes poetas da cantoria, dos versos e da garra nordestina. O ex-prefeito Zeca Cavalcanti, exaltou a força das músicas do cantor que nunca esqueceu seu "torrão" natal e fez, através da música e da parceria com Luiz Gonzaga a sua melhor forma de expressar e cantar o lamento e a riqueza cultural do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me