domingo, 4 de agosto de 2013

Arcoverde e Cia Saúde: 10 Partes do corpo que você não sabia que existiam! …


Você com certeza já acertou o hálux na quina da mesa ou fica incomodado quando alguém mexe na sua columela. E pode até não saber, mas é dono de não só uma, mas duas carúnculas. O corpo humano é mesmo uma caixinha de surpresas – e elas não estão ligadas apenas a aspectos biológicos. Para ajudar a desvendar alguns destes mistérios (sem ter que recorrer ao dicionário), a SUPER listou 10 partes do corpo com nomes esquisitos que você provavelmente não conhece:
HÁLUX
Para você, ele pode ser apenas um dedão mas, oficialmente, o dedo grande do pé (ou “primeiro pododáctilo”, em cientifiquês) se chama hálux, ou halo.

LÚNULA
Lúnula, ou “meia-lua”, é o nome que recebe a região esbranquiçada localizada na base da unha. Caso esteja curioso (ou interessado em ampliar seu vocabulário), a outra meia-lua esbranquiçada que se forma no topo da unha conforme ela cresce é chamada “borda livre”.
FILTRO
Por baixo do bigodinho, Charles Chaplin esconde seu filtro labial – nome dado para a depressão vertical localizada entre o nariz e o lábio superior.
ÚLVULA
Popularmente chamada de sino ou campainha, úvula é o nome oficial do pequeno apêndice cônico situado na parte posterior da boca. Além de sinalizar para o corpo que comida está sendo ingerida e desempenhar papel importante na fonação, tocar a úvula pode estimular o reflexo de vômito.
GLABELA
Não precisa franzir o cenho, a gente explica: glabela é o nome que recebe a região da face localizada acima do nariz e entre as sobrancelhas.
EPONÍQUIO
Eponíquio é o nome (bem) menos popular da cutícula, importante camada de pele que protege a região de bactérias.
CARÚNCULA
O nome esquisito vem do latim carúncula, que significa “pedacinho de carne”. A carúncula lacrimal é a pequena saliência rósea situada no ângulo interno do olho.
COLUMELA
No meio das narinas tinha uma columela, tinha uma columela no meio das narinas. Apesar do nome estranho, columela nada mais é do que a parte externa (e carnuda) do septo nasal que divide as ventas.
TRAGO
Os amantes de piercings com certeza conhecem o nome dessa pequena saliência localizada no ouvido externo. Estudos indicam que, devido ao seu posicionamento, o trago (também conhecido como tragus) ajuda na audição coletando os sons que vêm de trás.
GNÁTIO
A característica covinha do ator está localizada bem perto de seu gnátio – segundo a Enciclopédia Médica, este é o nome que recebe o ponto inferior da mandíbula, localizado na linha média do rosto.
parte4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...