domingo, 19 de maio de 2013

Arcoverde



Município de Arcoverde
"Portal do sertão"
Panorama de Arcoverde

Panorama de Arcoverde
Bandeira  de Arcoverde
Brasão  de Arcoverde
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário11 de setembro
Fundação11 de setembro de 1928 (84 anos)
Gentílicoarcoverdense
Lema"Para todos em todo lugar".
Prefeito(a)José Cavalcanti Alves Júnior (PTB)
(2009–2012)
Localização
Localização  de Arcoverde
Localização de Arcoverde em Pernambuco
Arcoverde está localizado em: Brasil
Localização de Arcoverde no Brasil
08° 25' 15" S 37° 03' 41" O08° 25' 15" S 37° 03' 41" O
Unidade federativa Pernambuco
MesorregiãoSertão Pernambucano IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoSertão do Moxotó IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesParaíba (N), Buíque e Pedra (S), Pesqueira (L) e Sertânia (O)
Distância até a capital252 km
Características geográficas
Área353,383 km² [2]
População69 880 hab. IBGE/2012[3]
Densidade197,75 hab./km²
Climatropical semi-árido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,708 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 329 175,396 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 4 879,71 IBGE/2008[5]
Arcoverde é um município brasileiro do estado de Pernambuco.É um representativo centro comercial do interior do estado, sendo município polo na sua região para cerca de 26 municípios próximos.Em Arcoverde também estão sediadas várias entidades federais e estaduais; existe um razoável número de indústrias e a cidade funciona, ainda, como um expressivo centro médico e educacional do sertão.Arcoverde possuí a segunda maior população urbana do Sertão, atrás apenas de Petrolina[6]. O município de Arcoverde possuí ainda o 5° maior IDH do interior do estado[7].

 História

Antiga povoação e sede do distrito de Olho D’água, situado no então município de Cimbres, Arcoverde teve outras denominações, como Olho D’água dos Bredos e Rio Branco, quando pertencia ao município de Pesqueira.
Em 1812, já se encontram referências à povoação de Olho D’água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.
Em primeiro de julho de 1909, o povoado de Olho D’água dos Bredos foi elevado à categoria de vila pela Lei Estadual nº 991, passando em 12 de novembro de 1912 a figurar como distrito do município de Pesqueira, através de Lei Municipal.
Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a se chamar Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11 de setembro de 1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.
A mudança definitiva do nome ocorreu em 31 de dezembro de 1943, com uma homenagem ao Cardeal Arcoverde, primeiro cardeal da América Latina e nativo de Cimbres, pelo decreto-lei nº 952.
Administrativamente, o município é formado, apenas, pelo distrito-sede e pelos povoados de Caraíbas, Ipojuca e Malhada. Arcoverde comemora sua emancipação política no dia 11 de setembro.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º25'08" sul e a uma longitude 37º03'14" oeste, estando a uma altitude de 663 metros e a 252 km da capital. Possui uma área de 380,64 km². Em 2010, o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a sua população em 69.157 habitantes. É o 22º município mais populoso do estado de Pernambuco.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[8]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
O município de Arcoverde insere-se na unidade geo ambiental do Planalto da Borborema. Sua vegetação nativa é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
Arcoverde está inserido nos domínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Ipanema e Moxotó. Tem como principais tributários o Rio Ipojuca e os riachos do Ipojuca, Beija-Mão, Salgado, Jucurutu, do Zumbi, da Atravessada, Mororó, do Cafundó e Lagoa Seca, todos de regime intermitente. Conta ainda com os açudes Municipal e do Zumbi.

Clima

O clima de Arcoverde é o semiárido, apresenta altas temperaturas durante o verão,e amenas durante o inverno. O índice pluviométrico da cidade é de 694,2mm anuais. A temperatura média anual é de 23,7°C. Os meses mais chuvosos são entre março a julho. E os mais secos entre agosto e dezembro.
Gráfico climático para Arcoverde
JFMAMJJASOND
41
31
19
70
30
19
121
30
19
115
28
19
74
27
18
74
26
17
75
25
16
37
27
16
20
29
16
14
31
18
26
31
18
21
31
19
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: LAMEPE (Temp. Máxima) LAMEPE (Temp. Mínima)
A menor temperatura registrada na cidade foi de 10°C e, a maior de 39°C. No verão as temperaturas ficam altas entre 28°C a 36°C, as mínimas neste período ficam entre 17°C a 20°C. O inverno de Arcoverde é ameno, com mínimas que podem chegar a 12°C, com máximas entre 21°C a 27°C.

Localização

O município de Arcoverde está localizado na Mesorregião do Sertão Pernambucano, e na Microrregião do Sertão do Moxotó no Estado de Pernambuco.
Arcoverde está localizado em: Pernambuco
Arcoverde
Localização da cidade de Arcoverde em Pernambuco

Economia


Avenida. Cel. Antônio Japiassú.

Rua Alcides Cursino no Centro Arcoverdense
Agricultura, comércio, serviços, produção de bordados e renascença, são as principais atividades econômicas de Arcoverde. Esses setores empregam grande parte da população, que promove junto à Prefeitura, no mês de dezembro, a Festa do Comércio e Indústria. A importante infraestrutura urbana de Arcoverde o coloca numa posição privilegiada, sendo um centro irradiador do comércio, do lazer, cultura e dos serviços nesta microrregião. A sede de Arcoverde é considerada um pólo comercial e de serviços, tendo suas portas abertas através do terminal rodoviário e da BR-232, garantindo ao município a marca de mais importante centro expedidor e distribuidor de mercadorias para o sertão pernambucano, como também supridor de produtos básicos que são demandados por cerca de 26 municípios próximos. A área comercial de Arcoverde tem hoje grande variedade de produtos, tanto nos setores de vestuário, móveis, eletro-eletrônicos e construção, como nos setores de serviços, com clínicas médicas, escritórios de advocacias, oficinas, entre outras especialidades. Arcoverde ainda conta com uma Associação Comercial e CDL fortes e atuantes. A cidade é também um importante pólo médico do interior do Estado, com hospitais públicos e privados, clínicas particulares e dezenas de consultórios médicos em todas as especialidades. Esta área médica e de serviços é hoje uma das principais atividades econômicas de Arcoverde. Na área de lazer, Arcoverde oferece durante todo o ano uma vasta programação de eventos e shows artísticos, destacando o São João, a Fenospe, a Exposição de Animais e a Festa do Comércio. Arcoverde ainda conta com o cinema mais antigo do Brasil, o Cine Rio Branco, ainda em funcionamento. Tem uma grande casa de espetáculos, o Coliseu, além de teatros, bares, danceterias e restaurantes que fazem das noites arcoverdeneses uma das mais movimentadas do interior do Estado. Para receber os turistas, que sempre vêm em busca de lazer ou para participar de encontros e congressos, Arcoverde oferece bons hotéis – Palace, Majestic, Hotel Cardeal Arcoverde, Max Hotel, Serrano Imperial, Hotel Cruzeiro IV - e duas pousadas (Verdes Arcos e Pousada Riacho do Mel).
Outro grande atrativo de Arcoverde é a sua vasta produção cultural e artística. Terra do samba de côco, que tem nos grupos Irmãs Lopes e Raízes de Arcoverde seus maiores expoentes, a Capital do Sertão, também deu origem ao grupo Cordel do Fogo Encantado e à Orquestra Super Oara, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como a Noda de Caju. Junto a tudo isso, a cidade tem uma vasta gama de artesãos, artistas plásticos e dançarinos que ainda buscam uma melhor estrutura para apresentar seu trabalho. Recentemente foi aberta a Casa do Artesão, onde os artistas plásticos de Arcoverde expõem e vendem as suas obras.
Arcoverde está incluída na Região de Desenvolvimento do Moxotó, cuja economia é baseada na agropecuária. Nas atividades pastoris, a bovinocultura e a caprinocultura recebem destaque. A área rural apresenta uma atividade agrícola mais diversificada onde, além da cana-de-açúcar, predomina a produção de frutas. As lavouras de subsistência e do algodão também têm grande importância na economia da região. O rio Pajeú e rio Moxotó formam as bacias hidrográficas da região.

Pontos de Comércio intenso


Avenida José Bonifácio, São Cristóvão

Arcoverde é polo em serviços
1º Centro Comercial
Localizado no centro da cidade com pequenas, médias e grandes lojas , Hotéis, Clínicas médicas, escritórios de advocacia, farmácias, bancos , entidades Federais e estaduais etc .
São as avenidas: Cel. Antônio Japiassu,José Magalhães de França, Severiano José Freire . São as ruas : Alcides Cursino, Beco do Buíque, Germano Magalhães, Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, Neto Cavalcante, Rua da Bandeira etc
2º Centro Comercial
Localizado no Bairro do São Cristóvão com inúmeras empresas de serviços e venda de produtos automotivos, concessionárias, lojas, farmácias, supermercados, distribuidoras, etc
Localizam-se na Avenida José Bonifácio, São Cristóvão.

Educação


Prédio principal da AESA - CESA - ESSA
Arcoverde é um grande polo educacional em sua região. A cidade possui dezenas de escolas públicas e particulares, além da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, que engloba o Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA e a Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA (antiga FENFA).
A AESA atrai estudantes de dezenas de municípios e de outros estados, com cursos de Matemática, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Biologia, Educação Física e Enfermagem. Ainda em 2011, a UPE (Universidade de Pernambuco) abriu suas portas em Arcoverde com os cursos de Direito (1º da faculdade) e de Odontologia.

Turismo


Avenida. Cel. Antônio Japiassú.
O município de Arcoverde é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano. Com localização estratégica e clima ameno, a cidade é conhecida por ser o berço de alguns dos mais tradicionais grupos de côco de roda do Estado.
Os principais pontos turísticos de Arcoverde são Cinema Rio Branco (o mais antigo em funcionamento da América Latina) ; Morro da Santa Cruz - oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade; Fazenda Araras - guarda pinturas rupestres indígenas em pedras; Casa do Cardeal Arcoverde - localizada no Sítio Fundão, guarda a memória do primeiro Cardeal da América Latina; Alto do Cruzeiro - pólo de concentração cultural do grupo de samba de coco Raízes de Arcoverde e vista panorâmica da cidade.
Outro destaque da cultura de Arcoverde é o cordel. A cidade é berço de cantadores e poetas, como Cordel do Fogo Encantado, Noda de Caju, Super Oara, Lábios de Mel, Adrenalina, Samba de Côco Raízes de Arcoverde, Urucungo, Mazinho de Arcoverde, Paulinho Leite, Samba de Coco Irmãs Lopes, Troupernas de Pau e Teatro, Gildo Moreno, João Silva, entre outros artistas. Esta riqueza e diversidade artística tornam o município rico em manifestações populares de dança, teatro e música.
Durante todo o ano, Arcoverde oferece uma programação para todos os gostos. Os festejos começam em janeiro, quando acontece o Reveillon Popular (shows com trios elétricos e blocos pelas principais ruas da cidade). Em fevereiro e março há o Carnaval dos Bois (desfile de blocos, troças, na Praça da Bandeira, folia nos bairros e o Baile Municipal), a Festa de São José (manifestações religiosas e shows na comunidade rural de Pedra Vermelha) e a Arcofest (campanha de liquidação do comércio local, com feirão de automóveis e shows na Praça Winston Siqueira). Durante a Semana Santa, no mês de abril, são realizados shows religiosos, missas, procissões no Alto do Cruzeiro e no Morro da Santa Cruz.


Panorama de Arcoverde-pe.
Em maio, três grandes festas enriquecem o calendário da cidade. São realizados shows artísticos e programação cultural na praça da Bandeira e Praça Winston Siqueira em comemoração ao dia do Trabalhador, a Fenospe (feira de negócios, shows artísticos e exposição no Estádio Municipal Áureo Bradley) e o Festival do Calangotango (shows artísticos, artesanato, arte e cultura popular na Praça Winston Siqueira). Em junho, é hora dos festejos juninos com o Arraial Popular, Quadrilhas de Pernas de Pau, manifestações religiosas, atrações nacionais e regionais e o maior São João do sertão de Pernambuco na Praça da Bandeira.
Passado o São João, é realizada, em julho, a Festa do Agricultor com manifestações religiosas e culturais na comunidade rural de Caraíbas. Em agosto, celebra-se o samba de côco com shows de grupos culturais de Arcoverde no Alto do Cruzeiro. Setembro é outro mês cheio de atrações. A primeira festa é a de emancipação do município (festa cívica, cultural e religiosa, shows, missa e desfile cívicos pela Av. Antonio Japiassú e Praça da Bandeira). Tem, também, a Festa da Padroeira, onde acontecem manifestações religiosas, missas, procissões e encontros na Praça do Livramento e a Exposição de Animais (Expoarc), onde são realizados shows artísticos com atrações regionais e nacionais, exposição de animais, leilão, concurso leiteiro e negócios.
Outubro é o mês do Salão da Beleza, Moda e Cultura, com exposição de confecções, perfumarias e produtos de beleza. Em novembro é a vez da Semana de Artes Cênicas (espetáculos, oficinas e shows artísticos) e da Festa de São Cristóvão (quermesse, procissão e shows populares). Em dezembro acontece a Festa do Comércio, o sorteio de prêmios - Arcoverde dá Sorte (organizado pela associação comercial da cidade) e o carnaval fora de época - Réveillon Fest, com atrações regionais e nacionais (organizado pela iniciativa privada).
A radiofonia em Arcoverde também é destaque na região. A cidade dispõe de 4 emissoras de rádio FM e uma AM. Por sinal, esta foi a primeira rádio instalada no municipio no dia 11 de setembro de 1964. Na época denominava-se Rádio Bandeirante, e logo depois teve o nome mudado para Rádio Difusora Cardeal Arcoverde, em homenagem ao filho da terra, o primeiro cardeal da América Latina.
A primeira rádio FM foi inaugurada em 1982 (Rádio Independente). Na época sua frequencia era 93,9. (atualmente - 93,7). Era dirigida pelo publicitário João Ferreira Correia, que em 1988 implantou sua própria rádio (Itapuama fm). Temos ainda a Rádio Maravilhas de Jesus fm e Arcoverde FM.
Entre os comunicadores que fizeram história destacamos: Paulo Cardoso, Reginaldo Silva, Félix Tavares, Lulinha Tenório, Sidney Barros, Rossini Moura, entre outros. Ainda na ativa: João Ferreira Correia, Givanildo Maciel, Lima Ferreira, Oliveira Andrade, Zé Alves, Castro Martins, Sizenando Siqueira, Marcelo Maranhão, Marcos Araújo, Fernando Filho, Xavier Oliveira, Elilson Gois, Alexandre Laet, Júnior Cavalcanti, Cléia Simões, Anchieta Santos, Nill Junior, Geraldo Nascimento, Walter Fabiano, Genecy Manguaça, Luciano Veras, Adriano Ferreira, Fábio Santos, Jota Campos, Sérgio Roberto, Dárcio Rabelo, Rosenildo Oliveira, Robson Bezerra, Solange Silva, Fabiana Lílian, Hosana Araújo e Ilma Pacheco. Todos, ótimos profissionais na comunicação.

Bairros


São Cristóvão,maior bairro de Arcoverde, com 35 mil habitantes.

Av. José Bonifácio , São Cristóvão

Letreiro no bairro Alto Cardeal
  • Alto do Cardeal
  • Alto do Cardeal (serra)
  • Batalha
  • Boa Esperança
  • Boa Vista
  • Centro
  • Cidade Jardim
  • Cohab I
  • Cohab II
  • Cruzeiro
  • JK
  • Loteamento Arco-Iris
  • Loteamento Petrópolis
  • Loteamento Veraneio
  • Melancia
  • Por do Sol
  • Santa Luzia
  • São Cristovão
  • São Geraldo
  • São Miguel
  • Sucupira (parte alta)
  • Sucupira (parte baixa)
  • Tamboril
  • Vila do Presídio
  • Vila Rodoviária
  • Vila São José

Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me