terça-feira, 5 de junho de 2012

Em Arcoverde a Arcotrans comemora um ano com chegada de taxímetros e zona azul


Arcotrans comemora um ano com chegada de taxímetros e zona azul

“Com poucos recursos, estamos conseguindo transformar a cidade”, falou o presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – Arcotrans, Vlademir Cavalcanti durante solenidade comemorativa de um ano de existência do órgão, nesta terça-feira (05), no salão do Democrático Esporte Clube de Arcoverde.
Na ocasião, estiveram presentes autoridades do trânsito e lideranças locais, entre elas: César Urach, Gestor de Fiscalização; a presidente do Cetran, Simíramis Queiroz; o Comandante do 3º BPM , Coronel Marcos Campos; o presidente da Autarquia de Garanhuns, Ênio Marques; o inspetor da Polícia Rodoviária, Roberto Vaz; presidente do sindicato dos taxistas, Jorge Lucena; os vereadores Luciano Pacheco, Joel Filho e Niltão; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo; a vice-prefeita, Madalena Britto e o prefeito Zeca Cavalcanti.

Com o tema: “Arcotrans: um ano de conquistas”, o evento teve início com o presidente Vlademir, que apresentou um levantamento das principais ações desenvolvidas pela autarquia nesse período de um ano. “Entre outras coisas, firmamos convênio com o BPtran, modernizamos os semáforos, instalamos 140 palcas de sinalização, 1000 taxinhas bidericionais, padronizamos os mototaxistas, assim como, realizamos cursos para os mesmos com aulas teóricas e práticas, implementamos novos abrigos de ônibus”, disse.
“A Arcotrans chegou no momento em que nos sentíamos suficientemente maduros para assumir o trânsito”, esclareceu o prefeito Zeca Cavalcanti, após parabenizar pelo entrosamento da equipe da instituição.

"O objetivo da Arcotrans não é multar para ganhar dinheiro, é reverter a autuação para o bem estar da população”, declarou a presidente do Cetran Simíramis Queiroz, que acredita no bom transito não apenas com a fluidez na mobilidade dos carros, mas com o direito de ir e vir das pessoas como um todo, sejam nas ruas, nas calçadas por meio da acessibilidade.
Com a presença maciça dos mototaxistas, a Arcotrans distribuiu cerca de duas mil tocas higiênicas, para que os profissionais possam entregar aos passageiros e evitar problemas de seborreia, piolhos, já que o capacete passa por muitas cabeças diariamente e impossibilita a limpeza imediata.

No evento, o prefeito Zeca assinou a ordem de serviço Nº 01/2012 para a contratação da empresa de engenharia para implantação, operação e manutenção do sistema de estacionamento pago, Zona Azul, nas vias públicas de Arcoverde com a utilização de parquímetros (emissores de tickets) eletrônicos.
Também foi assinado o decreto N º 145/2012, que estabelece a de regulamentação do serviço de taxímetro como meio exclusivo de aferição e cobrança nos táxis da cidade;

ZONA AZUL - Neste período de um ano de atividades, a autarquia registrou um aumento de 1.760 novos veículos (carros e motos). Em maio de 2011, existiam 17.841 veículos registrados, em Arcoverde. Agora, em maio de 2012, já são 19.601, com uma média mensal de 147 novos veículos. Deste total registrado, a cidade tem hoje 5.761 motos e 13.840 carros, fora os veículos que visitam a cidade, além das mais de 400 lotações.

Um problema a ser gerenciado em relação também aos estacionamentos no centro da cidade. Pensando nisso, começa a ser instalado, na próxima semana, o parquímetro da Zona Azul. Arcoverde será um dos primeiros municípios do interior a instalar o equipamento eletrônico. “Começaremos com um parquímetro, para que a população possa ir se acostumando”, explicou o engenheiro de transito, Maurício Domingues.

A previsão é que até o final de junho todos estejam intalados. Serão 456 vagas distribuídas nas Avenidas Antonio Japiassu, Alcides Cursin, José Magalhães Freire e Zeferiano José Freire.

Por Teresa Padilha
Assessora de Imprensa PMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me