sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A sanfona da o tom da emoção! I Encontro de Sanfoneiros de Arcoverde


Foto: Amannda Oliveira

Começou na tarde de ontem (25), em Arcoverde, o I Encontro de Sanfoneiros da cidade. O evento idealizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde em parceria com o SESC local, teve o seu ponta pé inicial com uma oficina ministrada pela historiadora e especialista em conservação e organização de acervos da memória pernambucana Lêda Dias.

Foto: Amannda Oliveira

Na sala disponibilizada para a oficina "A Origem do Acordão", os detalhes sobre a criação e as fases de mutação de um instrumento que há muito emocionava e encanta o nordeste inteiro. Como "alunos", mestres que entre uma informação ou outra dividiam com os demais suas experiências de vida. Nesta oficina o grande destaque da tarde foi o momento em que Lêda convidou o senhor Jonas Alexandre a dar uma palinha para o grupo. O naquele acordeon de oito baixos , os olhos daqueles que já emocionaram a tantos , se viram lacrimejantes de emoção, principalmente depois que seu Jonas contou que não tocava há algum tempo por que não tinha mais o instrumento. O jornalista Anselmo Alves, encantado com a apresentação, lançou uma campanha para doação de uma sanfona que teve resposta imediata , pois , instantes depois o Dr. Carlos Lacerda que estava participando da oficina anunciou que estava fazendo a doação.


Jonas Alexandre
Foto: Amannda Oliveira


Assim que a oficina encerrou suas atividades todos seguiram para a Livraria Lira Cultural onde Lêda Dias faria o lançamento do livro "Eu sou Anastácia! Histórias de uma rainha". O livro conta a história de Lucinete Ferreira, que teve seu nome alterado por Palmeira, produtor do primeiro trabalho quando quando foi pra São Paulo tentar a vida, e ao buscar um nome para lançá-la no mercado se inspirou no Filme Anastácia, a princesa da Rússia. Lêda também lançou em primeira mão o Cd " Canções Brasileiras".


Lêda Dias e seu Zezinho
Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

O público da Lira Cultural, pode conhecer histórias contidas no livro e se deliciar com a linda voz de Lêda acompanhada pela maravilhosa sanfona de seu Zezinho. À noite no SESC a animação continuou. Com um público repletos de pessoas de Arcoverde e da região dez sanfoneiros : Geovane do Acordeão, Michel Pereira, Carlos Lacerda, Erick Barros, José Márcio, Marcos Augusto, Paulinho do Forró, José Francisco (Zé Coco), Valdeci Vicente e Fernando Mamede, subiram ao palco acompanhados por um quinteto e deram um verdadeiro show.

Foto: Amanda Oliveira

Mais sem sombra de dúvidas, quem roubou as atenções da noite, foi Pedrinho o sanfoneiro de apenas 07 anos descoberto pelo nosso blog, que acompanhou o pai e deu um solo na música A Volta da Asa Branca.
Muitos dos que estavam no SESC não acreditam no que viam e ficaram emocionados.

Fonte: Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me