terça-feira, 14 de junho de 2011

Equipes de Arcoverde entre os primeiros na final da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação

Alunos do EREMA (Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde).

A adrenalina tomou conta da grande final da terceira edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação 2010 (OJE), promovida pela Secretaria de Educação (SE) em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital. Esse ano a novidade foi a realização da última etapa com todos os finalistas frente a frente. Em uma disputa acirrada, onde cada ponto marcado fazia a diferença, as doze equipes (seis do ensino fundamental e seis do ensino médio, todos da rede estadual) transformaram a quadra de esportes da SE numa grande arena de batalha digital.
Para a competição vieram jovens das cidades de Serra talhada, Cabrobó, Arcoverde, Caruaru, Abreu e Lima, Recife, Escada, Floresta e Quixaba. Eram mais de mil pessoas entre equipes, professores e torcida. O evento foi a prova de que aprender pode ser muito divertido. A equipe Bolcheviques, da Escola Estadual Nicanor Souto Maior (Caruaru) foi a vencedora da categoria Ensino Médio, com 8036 pontos.
A escola que levou o primeiro lugar do Ensino Fundamental com 7894 pontos foi a Estadual Marcos Freire, de Cabrobó, com a equipe Black Power.
Todas as equipes finalistas foram premiadas com medalhas. Já os primeiros lugares ganharam vídeos games, como Console Nitendo Wii; os segundos colocados levaram Play Station Portátil (PSP) Sony; e os terceiros ficaram com Smartfones Samsung Wave. Também foram premiados os 26 vencedores da categoria Aluno Arena Master. Eles participaram da OJE individualmente.
Para o secretário de Educação, Anderson Gomes, a competição com todos os envolvidos presentes é bem mais interessante. “Até o ano passado, os alunos participavam da final direto dos laboratórios das próprias escolas. Hoje foi bem diferente e, dessa forma, eles interagem mais, se esforçam mais e aprendem bem mais também”, ressaltou. O secretário espera, com esse novo formato, dobrar o número de participantes, que para a edição 2010 chegou a 50 mil estudantes.
Os alunos interessados em participar da versão 2011 da olimpíada, lançada durante o evento, já podem saber das novidades acessando o site www.educaco.pe.gov.br/oje.
Estrutura - Para a etapa Final, foram montadas treze ilhas de computadores, além de telões que mostravam ao vivo o andamento da competição. Também estavam presentes vários profissionais disponíveis para dar suporte ao evento. Enquanto os jovens competidores respondiam as questões, a arena digital era comandada por um Dj, que animava a galera, e pelos jogos Guitar Hero, Mario Kart e Dance Dance Revolution, que estavam à disposição os alunos.
Expansão - A OJE é um iniciativa do Governo de Pernambuco e já se expandiu para o estado do Rio de Janeiro. Durante a etapa final no Recife, o assessor de relações da Minsds Group, Hélio Okabe, veio conhecer de perto a iniciativa. “Fui convidado pela gerente de Programas de Correção do Fluxo Escolar da Secretaria, Ana Selva, e estou impressionado com o trabalho. Muito bom realmente. Vou querer levar essa experiência para os nossos parceiros”, afirmou. A Minds Group é uma comunidade internacional de cooperação na educação com sede em Israel e atua em 30 países. No Brasil, a entidade está fixada em São Paulo e há um mês deu início a atuações pelo Nordeste brasileiro.
EQUIPES VENCEDORAS Ensino Médio
1. Bolcheviques (Escola Estadual Nicanor Souto Maior - Caruaru) – 8036 pontos.
2. Experts 2 (Escola de Referência - Arcoverde) – 6963 pontosThe Winners (Escola Trajano de Mendonça - Recife) – 6905 pontos.
3. Carpe Diem (Escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho - Floresta) – 6382 pontos.
4. Tensos (Escola de Referência Adauto Carvalho - Serra Talhada) – 6014 pontos.
5. Epal4ever (Escola Polivalente - Abreu e Lima) – 5375 pontos.
Ensino Fundamental
1. Black Power (Estadual Marcos Freire - Cabrobó) – 7894 pontos.
2. Legendário da Tomé (Escola Estadual Tomé Francisco da Silva – Quixaba) – 6647 pontos.
3. Fenixfere (Escola Lions Antônio Moreno - Arcoverde) – 5309 pontos.
4. Are_too (Escola Caio Pereira - Recife) – 4833 pontos.
5. Pumas (Escola Agrícola Luiz Dias Lins - Escada) – 3597 pontos.
6. Demolidores do Epal (Polivalente - Abreu e Lima) – 2931 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me