terça-feira, 17 de maio de 2011

Governo de Pernambuco oferece 5.100 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional.

Os interessados em fazer um curso de qualificação profissional, mas que não possuem condições financeiras de investir na sua formação, têm motivos para comemorar. Até o final de 2011, serão criadas 5,1 mil vagas em cursos gratuitos nas áreas de indústria, comércio, serviço e hotelaria no Estado. As oportunidades fazem parte do projeto Novos Talentos, lançado pelo Governo de Pernambuco nesta segunda-feira (16).

As inscrições começam nesta quarta-feira (18) e seguem até o próximo domingo (22). Para se inscrever, é necessário acessar o site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, que informará os classificados posteriormente.

“Podem participar todos os jovens a partir dos 18 anos, adultos, tendo concluído o ensino fundamental, tendo dos oito anos da série antiga e na série moderna os nove anos, desde que comprovem baixam renda. Esse programa é uma parceria do Governo, com o sistema S, tem o compromisso de reservar a gratuidade a quem não pode pagar o curso”, afirma o secretário de Trabalho, Antônio Carlos Maranhão.

Neste primeiro momento, as inscrições são para 2.140 vagas. Para essas primeiras turmas, a previsão é de que as aulas comecem ainda no final do mês de maio. Já as inscrições para as demais 2.960 oportunidades devem acontecer em julho.

“É preciso apenas acessar o site da secretaria e informar os dados pessoais. As declarações de baixa renda e da escolaridade serão cobradas na matrícula. A partir do dia 24, 25, 26 será convidado, também pelo site, a se matricular. Tem que comparecer à escola onde vai fazer o curso, com os documentos que estão relacionados no site”, explica o secretário.

Os cursos contemplam moradores de cidades da Região Metropolitana (Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Igarassu, Paulista e Ipojuca), da Zona da Mata (Rio Formoso e Goiana), do Agreste (Caruaru) e do Sertão (Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada).

PRIMEIRAS TURMAS
Na primeira chamada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferecerá 1.240 vagas distribuídas em 112 turmas. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. As oportunidades são para caldeireiro, montador, eletricista, industrial, mecânico de manutenção em geral, operador de processos logísticos, instalador de tubulações industriais, armador de ferragens e carpinteiro de obras.

“O Senai atendendo o chamamento, alem de mecânica, vai oferecer mais 14 cursos. São 1800 vagas disponibilizadas para atender esses critérios. De eletromecânica, construção civil, automotiva, dentro dessas áreas. A procura é imensa, é uma responsabilidade muito grande, de atender a essa demanda que o estado tem”, afirma o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizará, neste primeiro momento, 900 vagas divididas em 39 turmas. As oportunidades são destinadas a vendedor, programador de web (web designer), operador de supermercado, recepcionista, auxiliar de operações em logística, editor gráfico, cozinheiro básico, operador de telemarketing, manicure e pedicure, camareira em meios de hospedagem, bartender, jardineiro, agente de informações turísticas. As aulas serão realizadas em salas de escolas estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...